Metodologia_Prosepe

Metodologia


O
Prosepe desenvolve-se nas Escolas como um projecto interdisciplinar e interinstitucional que dinamiza um vasto programa de actividades, o qual comporta, basicamente, duas valências complementares: formação de professores e responsabilização dos alunos.
A primeira delas, destinada aos professores,  procura dar-lhes formação específica sobre a floresta.

A segunda, destinada à sensibilização, consciencialização e responsabilização dos alunos, é ministrada pelos respectivos professores, depois de formados.

Por sua vez, os alunos deverão ser também agentes sensibilizadores junto dos familiares e amigos, alargando-se, assim, a dinâmica e a esfera de influência do projecto, o qual deve chegar a toda a população.

O primeiro passo para a implementação do Prosepe numa Escola consiste na criação dum Clube da Floresta.

O projecto apresenta-se como uma actividade de complemento curricular é formado por uma vasta rede de Clubes da Floresta constituídos por professores e alunos.

No final de cada ano lectivo, a Coordenação Nacional do Prosepe divulga o Plano de Actividades a desenvolver pelos Clubes da Floresta, no ano lectivo seguinte e que, genericamente consta de:

• 1° período – Jornadas Nacionais Prosepe, Comemoração dos Dias de São Martinho, da Floresta Autóctone, Fase Escola das Olimpíadas da Floresta. As actividades preparatórias do Natal (Postais, Árvores, Presépios, Mensagens, Quadras, Fomento das tradições);

• 2° período – Dia Nacional do Prosepe (4 de Março), Dia Mundial da Floresta (21 de Março), Fase Nacional das Olimpíadas da Floresta.

• 3° período – Encontro Distrital dos Clubes da Floresta, Elaboração e apresentação do Relatório de Actividades.

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