Metodologia

CRIAÇÃO DE CLUBES DA FLORESTA
O Clube da Floresta é formado por:

• Professores

  Coordenador (um);

  Coordenador Adjunto (um);

  Colaboradores (até cinco);

• Alunos (entre quinze e cinquenta).

  Jardins de Infância (pré-escolar)

  Primeiro Ciclo (1° ao 4° anos);

  Segundo Ciclo (5° e 6° anos);

  Terceiro Ciclo (7° ao 9° anos);

  Secundário (10° ao 12° anos);

  Ensino Especial (APPACDM);

  Ensino Técnico - Profissional (Escolas Profissionais);

 

Uma vez constituído o Clube da Floresta, a sua integração na rede Prosepe implica a aceitação dos regulamentos que, entre outros, contemplam:
 1. Sede do clube
local onde os membros do Clube se reúnem regularmente, pelo menos uma vez por semana, onde desenvolvem grande parte das actividades escolares e guardam o seu espólio (trabalhos, materiais, equipamentos e prémios);

2. Identificação do Clube da Floresta, através de:

• Denominação;

• Símbolo;

• Mascote;

• Estandarte;

• Faixa;

• Hino;

• Grito;

• Placa de identificação pública;

3. Identificação individual dos membros do Clube da Floresta,
através de:

• T’Shirt;

• Lenço;

• Boné;

• Peitoral;

• Cartão de identificação;

4. Constituição do Parque Florestal Prosepe:

• Estufa;

• Viveiro;

• Espaço florestal para cuidar e gerir ao longo do ano lectivo

 

ACTIVIDADES LOCAIS (ESCOLARES E MUNICIPAIS)

O desenvolvimento do programa ao longo do ano lectivo contempla a realização de diversas acções, umas preferencialmente centradas na escola, em particular na sala de aulas, dirigidas à sensibilização e responsabilização dos alunos membros do Clube da Floresta, e outras, mais focalizadas na sensibilização da restante comunidade escolar e da população em geral.

As primeiras desenvolvem-se essencialmente no interior do Clube da Floresta, que funciona com um horário fixo de, no mínimo, 90 minutos semanais. As outras actividades, destinam-se à comunidade escolar ou envolvem a população em geral, podendo desenvolver-se no interior da escola ou fora dela, de acordo com as actividades aprovadas pelo Conselho Pedagógico da Escola e com a calendarização geral das actividades do Prosepe, comum a todos os Clubes da Floresta.

Em cada ano lectivo  a metodologia de acção, para cada Clube da Floresta assenta, genericamente, no seguinte:

• Dinamização do Parque Florestal — onde, como e quando os membros do Clube da Floresta (alunos e professores) entendem e dêem mostras de como a floresta deve ser protegida e preservada, através de operações de limpeza, inventariação de espécies, colocação de ninhos, comedouros e bebedouros, estudo do habitat, promoção de percursos pedestres, criação de trilhos florestais, circuitos de manutenção, etc., de acordo com as características do Parque Florestal;

• Animação do Parque Florestal — através da promoção de actividades lúdicas, ligadas à floresta, abertas à participação da comunidade escolar/educativa e ao meio envolvente;

• Realização de visitas de estudo a áreas florestais — como forma de interligar as valências de trabalho teórico e prático, dentro e fora da sala de aula;

• Promoção de acções de sensibilização — sobretudo a nível escolar, dinamizadas pelos membros do Clube da Floresta (professores e alunos), tendo em vista a abrangência simultânea de públicos alvos diversificados que integram a comunidade escolar (professores, alunos, funcionários, encarregados de educação,…) e, eventualmente outros (autarcas, produtores florestais,…);

   Deste modo, as actividades desenvolvem-se ao longo de todo o ano lectivo, sendo algumas delas mais específicas de cada um dos períodos tais como:

• 1° período – Actividades preparatórias do Natal (Postais, Árvores, Presépios, Mensagens, Quadras, Fomento das tradições);

 

• 2° período – Organização da Semana da Floresta que, normalmente, culmina com a celebração, do Dia Mundial da Floresta;

 

• 3° período – Elaboração e apresentação do Relatório de Actividades

 

ACTIVIDADES DISTRITAIS/REGIONAIS

O desenvolvimento deste tipo de actividades pretende estimular o contacto dos jovens com a floresta e o convívio com os membros dos outros Clubes da Floresta do Distrito/Região.

Em regra, o Encontro Distrital é para fruição dos espaços florestais, permitindo testar os conhecimentos dos concorrentes em ambiente de recreio e lazer, através de provas de orientação e outras

ACTIVIDADES NACIONAIS

As actividades de carácter nacional destinam-se ou à formação de professores ou ao convívio de todos os membros dos Clubes da Floresta. Para isso realizam-se encontros com características diferentes e com formatos variáveis de ano para ano, que genericamente podemos agrupar em:

• 1º Período – Jornadas Nacionais Prosepe — essencialmente pedagógicas, na área da formação florestal;

• 1º e 2º Períodos – Olimpíadas da Floresta — A primeira fase decorre na Escola, no Dia da Floresta Autóctone. Os vencedores participam na Fase Nacional que se realiza em ambiente florestal, normalmente no Dia Mundial da Floresta.