Ano lectivo de 2006/2007

Os Texugos fizeram uma saída de campo, numa bonita tarde de sol, a uma mata próxima da escola  saber mais...

 

O dia da árvore autóctone foi celebrado pelos "Texugos" com a plantação de uma oliveira no recreio da escola saber mais...

 

Os Texugos fizeram o seu magusto no dia de São Martinho, com uma actividade bem engraçada saber mais...

 

 

 

.................................................................................................................

Ano lectivo de 2005/2006

 

AS ÁRVORES DA MINHA TERRA
(Download de apresentção em Power Point)

INTRODUÇÃO
Este trabalho: “As árvores da minha terra”, faz parte de um estudo do Clube da Floresta, “ Os Texugos”, da Escola EB 2,3 Castro Matoso de Oliveirinha. Mostra e descreve algumas categorias de árvores, que fomos descobrindo no recinto da escola, num “ bocado de floresta” perto da nossa escola. Os objectivos deste trabalho consistem em explicar alguns aspectos da vida das árvores que são fascinantes como também se pretende alertar para a importância vital das árvores e a intenção de as conservar e preservar. A Natureza é uma permanente fonte de inspiração, a natureza não está longe, limitada a parques e zonas selvagens, está tão perto como o recinto da escola ou a esquina de uma rua. A origem das árvores é uma aventura: no princípio do mundo não existiam plantas. Foram necessários milhões de anos para que as plantas se aventurassem sobre a terra e adquirissem raízes para se fixarem ao solo e absorver água e sais minerais, caule para transportar água e folhas que recebem a energia do sol. Depois aparecem as sementes, que permitem às plantas reproduzir-se. Finalmente, nascem as plantas com flores. Estas são, hoje, as mais numerosas. A árvore é um ser vivo que nasce, vive, respira e se alimenta sem sair do lugar. É uma planta com tronco, ramos, folhas e, em baixo da terra, raízes que absorvem o alimento de que ela necessita. Com isto, convidamo-vos a contemplar a beleza das imagens.
(Marta)

OS PLÁTANOS (Platanus hybrida)
São da família das Platanáceas. É árvore de copa ampla, chaga a atingir até 30 metros, de folhas palmatilobadas e as flores muito pequenas, numerosas, com cerca de 25 milímetros de diâmetro, agrupadas geralmente de duas por pedúnculo. É cultivado como ornamental de arruamentos e pracetas.
(Rui)

OS CIPRESTES (Cupressus L.)
São da família das Cupressáceas caracterizadas por possuírem sementes aladas. Estão representadas em Portugal por três espécies. Esta é a Cupressus sempervirend, originária da região egeia, que tem uma copa fusiforme e é cultivado sobretudo em cemitérios e adros de igrejas, pois são sinónimo de eternidade devido à sua grande longevidade.
(Pedro Cruz)

OS CARVALHOS (Quercus spp.)
A semente do carvalho fica dentro do seu fruto, a lande ou glande. Ela cai da árvore no Outono, germinando na primavera. Quando o tempo é suficientemente húmido e quente, absorve água, incha e o seu invólucro estoura. Surge a raiz, que se finca ao solo. Um ano depois, o pequeno carvalho mede 20 centímetros; aos cinco anos, o seu tronco tem a espessura de um lápis. Ele não pára de crescer e pode viver até mil anos !
(Ricardo)

OS PINHEIROS (Pinus sylvestris)
Os pinheiros são árvores com as suas folhas , chamadas agulhas, que ao serem destiladas produzem a seiva de pinheiro, fragância refrescante usada em sabonete, perfumes, cosméticos e outros produtos. O fruto, a pinha, que contém as sementes, os pinhões. O seu tronco é a parte mais valiosa, dele se extrai uma substância chamada tanino, outrora usada para preparar redes de pesca. Muito mais importante é a madeira, utilizada nas mais diversas aplicações, desde mobiliário a fósforos. A resina extraída dos pinheiros são fonte de terebentina (aguarrás), substância volátil usada como solvente e diluente de tintas. Também aparecem em diversos artigos: peças de dispositivos eléctricos e electrónicos, sabão, tinta e até na pirotecnia. Sabia que o pinheiro pode viver até cento e cinquenta anos?
(Carlos)

AS OLIVEIRAS (Olea europaea)
São árvores da família das oleáceas, que se cultivam pelos seus frutos, tanto para o seu consumo directo como para a extracção de azeite. As flores da oliveira são pequenas e agrupam-se em ramalhetes. No nosso país há oliveiras milenárias, podem viver mais de mil anos!
(Eliana)

AS FAIAS (Fagus sylvatica)
A Faia cresce muito lentamente a princípio, mas posteriormente acelera até atingir cerca de 30 metros de altura. A madeira que produz é clara com riscas castanhas, resistente, elástica e de grão fino, utilizada para fazer utensílios de uso doméstico. É plantada em zonas florestais ou em locais como ornamental.
(Carmina)

AS AMEIXEIRAS (Prumus domestica)
É uma árvore da família das Rosáceas e que vivem em regiões temperadas. As suas flores são hermafroditas, aparecendo as suas pétalas e sépalas quase sempre em número de cinco. Depois da polinização, o receptáculo da flor torna-se carnudo e dilatado, formando um fruto.
(Rafael)

CONCLUSÃO
As árvores são seres vivos do meio vegetal que além das muitas matérias essenciais que delas se obtêm, são fonte da nossa energia, são repositório de informação sobre o curso da evolução do nosso planeta, a origem do oxigénio que respiramos e a esponja que absorve o dióxido de carbono que o homem, os seus carros e as suas fábricas expelem. Além disto, o seu valor estético proporciona, há séculos, nas nossas terras, inspiração aos escritores, artistas e poetas. As árvores contribuem para o nosso bem-estar e concluímos que deveríamos cuidar delas e conservá-las. Foi para isso que este trabalho foi feito, esperando que possa gerar um interesse e um respeito renovados pelo espantoso mundo das árvores.
(Patrícia)