OBJECTIVOS ESPECÍFICOS

Objectivos Pedagógicos
• Contribuir para a formação cívica dos jovens;
• Desenvolver o espírito de observação;
• Fomentar a relação professor/aluno e aluno/aluno, quer na sala de aula,
    quer nas actividades do exterior;
• Aplicar conhecimentos adquiridos em diferentes disciplinas, recorrendo a
     técnicas específicas;
• Recuperar alunos com dificuldades de aprendizagem e/ou integração,
    partindo de actividades concretas ou seja, de espaços menos formais do
    ensino/aprendizagem, onde o aluno mais facilmente interioriza as suas
    capacidades/aptidões;
• Desenvolver capacidades e atitudes nos jovens, por forma a contribuir
   para a mudança de mentalidades;
• Contribuir para o desenvolvimento da autonomia dos alunos.

Objectivos Ambientais

• Formar cidadãos conscientes para a problemática do ambiente em geral e do ambiente florestal em particular, nas questões ligadas à defesa da floresta contra os incêndios;

• Fomentar nos jovens conceitos, princípios, valores e atitudes que lhes permitam viver em harmonia com os espaços naturais nos seus múltiplos usos;

 


Objectivos Florestais


1 Ministrar formação florestal aos jovens:

 Formar futuros proprietários florestais e/ou fruidores dos espaços florestais, no sentido de contrariar as tendências absentistas e de os transformar em intervenientes activos, dispostos a contribuir para melhorar o sector florestal;

 Consciencializar os jovens para a necessidade da correcta ocupação e gestão dos espaços e dos recursos florestais;

Alertar os estudantes para as vantagens do redimensionamento das propriedades florestais, através de compra, venda, troca, arrendamento ou associação de parcelas (prédios);

 Fazer-lhes sentir que a floresta é vida, pelo que deve ser conduzida, orientada e não deixada entregue a si própria. Tal implica intervenção programada, condução e gestão, no sentido da promoção do ordenamento dos povoamentos florestais, fomentando a biodiversidade e potencializando o seu uso múltiplo.

2 Dar educação florestal aos estudantes:

 Despertando, nos jovens em idade escolar, valores, princípios e atitudes comportamentais que conduzam à preservação da floresta;

Dando-lhes a conhecer a floresta, tanto as potencialidades que encerra como os malefícios que a afectam;

 Divulgando a biodiversidade animal e vegetal do meio florestal;

Ajudando-os a identificar as espécies autóctones e as exóticas mais frequentes;

Incutindo neles a importância económica da floresta de produção e as potencialidades do sector florestal;

Ensinando-lhes a finalidade da floresta de protecção;

Salientando a função e o valor económico das principais espécies existentes em Portugal;

 Levando os jovens a contactarem directamente com os espaços florestais e a conviverem sem conflitos com o ambiente florestal.