CICLOS PROSEPE

O Prosepe surgiu da convergência de uma série de acções, resultantes de um longo trabalho de investigação científico-pedagógica, cujo início se pode situar nos anos 80, altura em que surgiram os primeiros trabalhos científicos sobre o tema.

A semente lançada permitiu que, durante 1986/87, se desencadeasse um ciclo de conferências que, no ano lectivo seguinte, de 1987/88, se transformou numa série de acções de formação, destinadas não só a professores, mas também a guardas florestais e da natureza.

No ano lectivo de 1988/89, nas escolas dos ensinos básico e secundário, iniciou-se um ciclo de palestras especialmente vocacionado para a sensibilização dos jovens estudantes e que foi o verdadeiro embrião do Prosepe, na medida em que estas sessões acabaram por se multiplicar nos anos lectivos seguintes, até 1992/93.

Nos inúmeros contactos que, entretanto, se estabeleceram com outras entidades, também participantes nessas acções de sensibilização, foi-se  desenvolvendo a ideia de criar um projecto integrador das diversas contribuições que cada um dos intervenientes poderia vir a facultar.

Como essa ideia foi ganhando  consistência, no ano lectivo seguinte, de 1993/94, surgiu com alguma naturalidade, o Prosepe, enquanto projecto piloto e a título meramente experimental.

A evolução do Projecto pode ser visualizada, de modo simples, no esquema que ilustra a evolução dos ciclos do Prosepe (ver)