2003/2004 a 2005/2006 - Floresta ConVida

Este ciclo traduziu-se num apelo ao conhecimento das florestas, sobretudo com o intuito de alertar a sociedade para a importância do equilíbrio harmonioso entre os diversos tipos de floresta que, na continuação do passado queremos viva, com vida e que, por isso, nos convida a conhecê-la, para dela podermos desfrutar, não só em termos de lazer, mas também económica, social, cultural e  ambientalmente!



Ano lectivo: 2003/2004
Tema: Na Floresta há espaço para a aventura

A floresta em equilíbrio necessita de estar aberta aos valores culturais e sociais das novas gerações. Explorar a floresta no seu lado mais divertido foi o mote para este ano do novo ciclo do Prosepe.
No ano lectivo de 2003/2004 a atenção foi para o aspecto radical e aventureiro que a floresta pode proporcionar. As actividades de lazer passaram por: escaladas, trilhos pedestres, provas de BTT, peddy-paper, rapel, slide, entre outras, procurando promover a sensibilização das pessoas para a importância da preservação do espaço florestal.
O grande objectivo foi o de consciencializar os jovens para a correcta ocupação e gestão dos espaços e dos recursos florestais. A partir daí formaram-se cidadãos conscientes da importância da nossa floresta e, da mesma forma, tornaram-se responsáveis pelo futuro desta.


Ano lectivo: 2004/2005
Tema: O uso múltiplo da Floresta

O ano lectivo de 2004/05 correspondeu ao décimo segundo ano de actividade do Prosepe e procurou explorar um conjunto de directrizes relacionadas com o tema "O uso múltiplo da Floresta".
Pretendeu-se, sobretudo, que as crianças e os jovens compreendessem a importância da biodiversidade do meio florestal, salientando-se também a função e o valor económico das principais espécies existentes em Portugal. Além disso, procurou ainda compreender-se a finalidade das florestas de protecção e de produção, tendo sempre em conta as potencialidades e os estrangulamentos que caracterizam esses espaços florestais.
Foi a partir destas concepções que se procurou estimular a criatividade e a imaginação dos jovens membros dos Clubes da Floresta, já que eles são veículos privilegiados de sensibilização e dinamização das questões relacionadas com a floresta, tanto mais que conseguem movimentar toda a comunidade escolar e, também, toda a população envolvente à sua área de acção.


Ano lectivo: 2005/2006
Tema: Vamos viver a floresta

O lema com que encerra o ciclo "Floresta ConVida" encorajam todos os prosepianos a explorarem o espaço florestal na sua dimensão mais abrangente.
Depois da “aventura” e do “uso múltiplo” foi tempo para reflectir acerca da grandeza da floresta.
Mais importante do que lamentar o que se perdeu, é fundamental encarar o futuro numa lógica de sustentabilidade, como forma de garantir que as gerações vindouras possam continuar a usufruir das potencialidades que hoje valorizamos.
A educação ambiental e, em particular, a educação florestal, assumiria-se então como veículo de formação, de consciencialização e, sobretudo, de responsabilização, uma vez que as crianças de HOJE serão os homens de AMANHÃ.