2000/01 a 2002/03 Floresta com Vida

Para dar maior visibilidade à floresta, com vida própria, que gostaríamos de ver mais conhecida, transformámos um grão de pólen no Polenix, a mascote do Prosepe que, estamos certos, deu nova vida à floresta.



Ano lectivo: 2000/01
Tema:
(Re)nascer com sementes de esperança

Para que haja vida é necessário nascer. Por isso, nasceu um novo ciclo do Prosepe.
Quisemos associar o nascimento deste novo ciclo às sementes, porque é a partir delas que germinam as árvores. Contudo, porque nasceu numa época de alguma indefinição, pretendemos que essas sementes fossem de esperança num futuro auspicioso não só para a Floresta, mas também para o Prosepe.
Ao longo deste ano lectivo salientaram-se diversos aspectos associados à importância da polinização para a produção de sementes, ao papel desempenhado pelas sementes na difusão das espécies florestais, tanto no espaço como no tempo, bem como na sua utilização no dia-a-dia, para os mais diversos fins, nomeadamente alimentares.

Ano lectivo: 2001/02
Tema:
A infância da floresta, como perspectiva de futuro

Depois das sementes lançadas à terra no ano passado terem germinado, neste ano lectivo olhou-se para a floresta, tentando descobrir o que nela há de mais vigoroso e promissor. Procuraram descobrir-se aspectos novos, salientando os relacionados com a importância estratégica da floresta que hoje plantamos ou conservamos, enquadrando-os numa perspectiva de futuro uso múltiplo e racional.

Ano lectivo: 2002/03
Tema:
Floresta, sistema em equilíbrio

O final deste ciclo, procurou terminar da forma que nos pareceu a mais adequada, centrando-o numa floresta com vida, pertencente a um sistema em equilíbrio. Não se pretende que a floresta nacional tenda rapidamente para um equilíbrio perfeito, mas é importante que se dêem passos significativos em direcção a esse objectivo.