"A floresta não tem olhos. Vamos todos olhar por ela."


A boa receptividade que o Prosepe obteve junto das Escolas, consumada por um gradual alargamento da área geográfica levou a um novo desafio, o de conferir ao Prosepe uma dimensão nacional.

Sob a égide dum novo lema: "A Floresta não tem olhos. Vamos todos olhar por ela", o projecto estendeu-se aos dezoito distritos do continente e, no ano lectivo seguinte, também às regiões autónomas da Madeira e dos Açores, quando ganha verdadeiramente âmbito nacional.

Esta nova dimensão nacional, centrada na Formação para a cidadania, pretende que cada membro dos Clubes da Floresta se transforme nos olhos vigilantes que a floresta não possui.

Cada ciclo trienal centrou-se num tema aglutinador que, cada ano lectivo, tratou uma diferente área específica, conforme se descrimina.

 

1997/98 a 1999/2000 Floresta viva

A floresta deve, na nossa perspectiva, ser entendida como um ecossistema vivo e, por isso, em contínua mutação, onde mesmo as árvores mortas contribuem para alimentar outras árvores e dar vida a outros seres. Por essa razão, ao longo do triénio, pretendeu-se destacar a importância de alguns aspectos dessa floresta viva.

Ano lectivo: 1997/98

Tema:
A floresta na origem dos transportes aquáticos
Neste ano privilegiaram-se os aspectos culturais da floresta, tendo em conta que 1998 foi o ano dos oceanos. Analisaram-se as contribuições da floresta não só para os Descobrimentos, mas também para a pesca e, ainda, para os transportes aquáticos, quer existentes quer já extintos, tanto no oceano como nas águas interiores.

Ano lectivo: 1998/99

Tema:
Florestas: do artesanato à indústria
Ao longo deste ano lectivo realçaram-se os aspectos económicos da floresta, salientando a sua importância económica, quer na utilização da madeira e dos produtos florestais, quer na criação de emprego, e salvaguardando sempre os aspectos ecológicos. Em suma, tratou-se de sensibilizar para o facto de se poder “explorar sem desertificar”.

Ano lectivo: 1999/2000

Tema:
A floresta no futuro, um bem a preservar
Ao terminar o milénio, procurámos salientar os aspectos sociais e ambientais da floresta, fomentando o uso múltiplo da floresta, com realce para a sua utilização como espaço de convivência social e de lazer.