Quando, em 1997, foi pensada a publicação do Livro dos Clubes da Floresta, pretendia-se que fosse uma edição anual, destinada sobretudo aos Clubes, para recíproco conhecimento interno, mas, além disso, também para divulgação das suas actividades junto da comunidade.

O primeiro volume deveria reunir a história do Prosepe correspondente à sua fase experimental e ao ciclo “Escola sensibilizada é floresta protegida”, ou seja, aos anos lectivos de 1993/4 a 1996/97 e, depois, os seguintes, deveriam merecer publicação anual.
Dificuldades na reunião dos materiais relativos ao primeiro volume, fizeram com que não fosse editado, tendo-se avançado com aquele que deveria ser o segundo e que acabou por ser o único publicado:
• Livro dos Clubes da Floresta 1997/98, Coimbra, 1998, 272 p.

O modelo a que obedece esta série de publicações procura apresentar, para cada Clube da Floresta, alguns dos seus elementos mais significativos, designadamente:
• Denominação;
• Identificação:
  - Símbolo;
  - Faixa;
  - Estandarte;
  - Placa.
• Membros do Clube:
  - Professor Coordenador;
  - Professor Coord. Adjunto
  - Professores Colaboradores;
  - Alunos
• Hino.
Embora no que respeita a alguns Clubes da Floresta, esteja bastante incompleto, não deixa de reunir um vasto conjunto de informações que permite estabelecer uma análise comparativa en­tre os diferentes Clubes.
Entretanto, foi preparado um volume mais completo, relativo ao ano de 2000/01, que por falta de financiamento atempado, não foi publicado.

Com o desenvolvimento da Internet, esta publicação deixou de fazer sentido, uma vez que os elementos que continha passaram a ficar disponíveis no sitio do Prosepe, onde cada Clube da Floresta dispõe de uma página com estas e outras informações relativas a actividades desenvolvidas por cada um deles.

https://nicif.pt/Web Clubes/Nome do Clube.htm