Actualizações
6 de Maio de 2005 - Encontro Distrital dos Clubes da Floresta
Como já vem sendo costume, estes encontros vêm sempre satisfazer com muito êxito todos os elementos que dele fazem parte, alunos, professores, responsáveis distritais e nacionais, etc. Saímos de Gondiães ás sete horas da manhã, todos os alunos que fazem parte do clube, professores e auxiliares não se fizeram esperar quando o autocarro que a Câmara Municipal de Cabeceiras de Bastos nos enviou para que pudéssemos participar no evento. Já estava tudo na paragem com os farnéis, com a bandeira do clube, mascote, faixa e uma cesta de boquês feito com a vegetação existente na nossa floresta, que depois foram entregues a todas as entidades presentes em palco a quando da entrega dos prémios de participação. A escola de Cunhas é aderente ao nosso clube, tendo por este motivo participado nos encontros. No decorrer do percurso em direcção ao Gerês, passamos por localidades como, Bucos, Carrazedo onde se juntaram a nós os elementos do clubes dos Azeveados. Quando chegamos à ponte do Rio Caldo no posto de turismo, foi-nos entregue uma garrafa de água para cada aluno e um questionário que tivemos de responder durante o percurso pedestre realizado no Parque Natural de Peneda Gerês. Este não foi de fácil execução, pois tivemos que andar por caminhos bastante acidentados e sempre com atenção ao mapa. Realizamos o percurso sem nos perdermos tendo por isso demorado apenas uma hora a percorrer a distância estabelecida. Terminado o percurso, entregamos as respostas do questionário, bem como as respectivas garrafas, a fim destas poderem vir a ser recicladas. O questionário foi de grande importância, pois estava de acordo com os objectivos da nossa visita de estudo e ainda de encontro ao tema do projecto do nosso agrupamento que é a segurança. Além disso, levou a que todos os participantes se fizessem mais atenciosos, cuidadosos e curiosos. Ás 12 horas fomos para o parque onde almoçamos. No final do almoço os alunos exploraram o parque e enriqueceram e muito os seus conhecimentos, grutas, cascatas e ainda o parque infantil onde eles se divertiram e tiveram momentos de bastante prazer e alegria. Ás 13h e 30min partimos para São bento da Porta Aberta, ai visitamos o Santuário, comemos um gelado e depois fomos para a parte lúdica do encontro, em que cada clube fez o melhor que pode e soube. Foram entregues os prémios de participação e no final de tudo viemos embora de regresso a Gondiães. No percurso de volta, ainda parámos para lanchar no parque em Agra. Eram já 19 horas quando chegamos ao destino final, Gondiães. Foi um dia inesquecível passado com grande alegria, satisfação e com os nossos conhecimentos bastante mais enriquecidos. Esperamos que para o ano tenha continuidade.
.................................................................................................................
4 de Março de 2005 - Comemoração do Dia do Prosepe
No dia 4 de Março tivemos na nossa festa pessoas da comunidade assim como pessoas ligadas à floresta e aos bombeiros:
- Um guarda florestal
- O presidente do conselho directivo dos baldios, o mesmo que é o representante dos bombeiros na freguesia, faz parte dos bombeiros voluntários de Cabeceiras de Basto.
O guarda florestal esteve a explicar o nome de algumas espécies de árvores existentes na nossa floresta, assim como de alguns animais. Alertou-nos para que se víssemos alguma fogueira na floresta ou perto que possa vir a ser um perigo, chamássemos alguém que nos ajudasse a apagar e comunicássemos aos bombeiros. Também nos pediu que se víssemos alguém a matar ou a perseguir alguns animais protegidos como cegonhas, corsos, veados, etc. denunciássemos logo o caso, porque senão estamos sujeitos a que estes animais desapareçam da nossa floresta. O presidente do conselho directivo, como também faz parte dos bombeiros e tem grande conhecimento de toda a área florestal, informou e esclareceu muitas coisas. Disse-nos que a nossa mancha florestal é a maior do distrito de Braga, que ocupa uma área de 1400ha, que é uma riqueza para a saúde e para todos aqueles que trabalham com o seu suporte (máquinas, sapadores, madeireiros, etc.); se nós formos uns b0ons colaboradores estamos a preparar um bom futuro. Também nos esclareceu sobre o não haver bombeiros, pois já acabou a secção de Gondiães há alguns anos. Isto deveu-se ao facto de não haver homens que chegassem para que pudéssemos manter a secção a funcionar. Temos aqui sapadores que estão de serviço, e além de prestarem o serviço de limpeza, também vigiam e cuidam da floresta.
No final das nossas palestras fomos fazer uma limpeza ao nosso cantinho e podar algumas plantas e limpar outras. Fizemos demonstrações artísticas para os nossos pais e amigos que quiseram assistir a esta comemoração, içamos as bandeiras do Prosepe e do Clube e fizemos o descerramento da placa Prosepe que ficou na entrada da escola para que toda a gente a possa ver quando nos visitarem.
Para que possamos ter uma boa recordação deste dia, os senhores professores foram fotografando as actividades, embora também estivessem sempre participativos.
.................................................................................................................
|